Promessa

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Concurso público: quanto tempo estudar para realizar o sonho da estabilidade?

A alta competitividade para conseguir um emprego estável no setor privado faz dos concursos públicos um caminho árduo em busca de estabilidade financeira e profissional. Essa conquista, sonhada tanto por profissionais em início de carreira quanto por quem possui excelente currículo, exige muitas horas de estudo e também de uma reserva financeira, já que muitas vezes a ajuda de um cursinho preparatório é necessária.

Segundo o psicólogo Fernando Elias José, que trabalha com preparação para provas e concursos, o estudo deve ser diário, como para o vestibular. Nessa etapa, a persistência deve ser maior, pois quem trabalha não tem tanto tempo disponível para estudar.

Para quem corre atrás da estabilidade de uma vaga pública, o psicólogo elaborou algumas dicas básicas. Confira:

- O estudo é uma questão de resistência, não de velocidade. Procure manter um ritmo contínuo de estudos;

- Quando se programar para um determinado horário e não conseguir começar naquele horário, não desista, comece logo!

- Treine sua memória com a realização de provas anteriores ou resolva questões após a leitura da matéria, pois isto ajuda a fixar o conteúdo até 50% mais do que apenas ler a matéria;

- Não somente estude, mas também adquira conhecimento;

- Não esqueça de manter o equilíbrio com as horas de sono (fundamentais para absorver o conteúdo estudado – em média 8 horas por noite), com uma alimentação balanceada e exercícios físicos, além do contato com amigos e familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário