Promessa

quinta-feira, 9 de junho de 2011

 
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Walter Garcia


Em outros países, especialmente Europa, Estados Unidos e Canadá, a internet já está amplamente disseminada, reforçando e ampliando o leque de oportunidades educativas da população.
Quais são os meios utilizados para educação a distância? Quais os veículos mais utilizados?
A Educação a Distância é vista por nós como uma forma de fazer educação em que os atores básicos do processo ( professor e aluno) não necessitam (obrigatoriamente) de estar juntos face a face.
Assim, a educação a distância utiliza diferentes meios e distintos veículos. Em geral, acontece uma mescla de meios e veículos. Na ABT, consideramos que qualquer curso a distancia pode ser mais interessante na medida em que tiver momentos presenciais intercalados com a atividade a distância. De outra parte, a utilização da t.v. do vídeo cassete, do audio-cassete ou do computador, qualquer deles jamais prescindirá de bons materiais impressos, até porque eles apresentam várias vantagens comparativas frente aos outros. O livro estou convencido, terá por muito tempo um papel insubstituível em qualquer forma que seja desenvolvida a atividade educativa. Ele está sempre disponível, pode ser utilizado em distintos contextos e situações, nos ajuda a esclarecer dúvidas quando elas surgem, etc. Embora não disponha de estatísticas, creio que o livro é – de longe – o recurso mais empregado para a educação a distância, embora possa estar com seu acesso facilitado por intermédio do correio, da t.v. do computador, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário