Promessa

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Aprenda a ter prazer em estudar

Estudar pode e deve ser algo prazeroso. Se para você é um sofrimento, procure investigar a causa disso. Às vezes, o desconforto, a desorganização, a ansiedade e até os problemas de saúde podem prejudicar o rendimento nos estudos. Confira as dicas abaixo para encontrar um jeito bom de aprender.
Ambiente - Procure o melhor canto para estudar, com boa luz, arejado, silencioso e acostume-se a fazer as tarefas escolares sempre nesse lugar. Antes de começar, providencie todo o material necessário para evitar interrupções.
Organização - Ir acumulando tudo para dar conta na véspera da prova ou da entrega do trabalho não dá certo. Talvez você até consiga se safar de uma recuperação, mas não vai aprender direito. Para fixar as informações que recebe é preciso estudar todos os dias um pouco. E assim você "não se mata" de estudar na última hora.
Mapa de estudo - Tente preparar um, incluindo todas as suas atividades habituais, aulas no colégio, almoço, jantar, aulas de inglês e outras. Tente reservar pelo menos uma hora de estudo por semana para cada disciplina.
Eficiência - Você precisa descobrir o seu melhor jeito de render ao estudar. Quem tira nota alta não estuda necessariamente mais do que aqueles que não a tiram. É a forma de estudar que é eficiente. O truque é chegar a uma rotina, assim como a da hora de comer ou dormir. Você tem de criar o hábito de estudar na mesma hora e no mesmo local. Sem esse planejamento, vai achar que tudo é importante e ficará perdido.
Prática - Não estude só o que você mais gosta, porque isso vai aumentar a distância com aquela matéria com a qual não tem afinidade. Estude primeiro a matéria mais difícil e alterne com as mais fáceis. Ao se focar em uma, esqueça as outras. Procure não estudar na seqüência matérias com raciocínios semelhantes. Faça intervalos de 10 minutos a cada 50 minutos de estudo.
Saúde total - Visão e audição deficientes, problemas nos dentes ou respiração obstruída vão piorar seu desempenho, deixando-o no mínimo cansado. A falta de higiene pessoal também pode criar desconfortos que tiram sua atenção.
Mais informações podem ser obtidas no livro A Técnica de Estudar, de Marco Aurélio de Patrício Ribeiro.

2 comentários:

  1. acho que o principal ponto é achar algo que goste pra estudar...

    ResponderExcluir
  2. Olá caro colega, passei aqui para elogiar a sua postagem e peço a gentileza de visitar meu site de Autosurf.

    http://www.autosurfpower.com

    Cadastre-se e receba 1000 créditos para começar a divulgar o seu blog.

    Abraço e fique com Deus.

    att. Marcelo Montenegro

    ResponderExcluir