Promessa

domingo, 13 de março de 2011

Ensino de qualidade: direito de todos

É de extrema importância para a sociedade que o país coloque a educação no topo das prioridades. 
Ressalta-se que se essa iniciativa for realizada, a probabilidade de atingir um ensino de qualidade é grande.
É perceptível o grande desestímulo por parte dos profissionais da escola, equipes sem incentivo, mal remuneradase principalmente o desinteresse por parte das famílias em relação ao que acontece com seus filhos no ambiente escolar. 
Os grandes problemas na Educação são: exclusão, evasão, retenção e baixo nível de aprendizagem.
De acordo com pesquisas realizadas, 97% das crianças brasileiras entre 7 a 14 anos estão na escola e o restante 31%, que corresponde a 1,5 milhão de crianças, estão excluídas da formação escolar.
Uma pesquisa realizada pelo Instituo Paulo Montenegro revelou que 74% dos brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, não são capazes de realizar a leitura de um texto como este devido à dificuldade de interpretação. De cada 4 pessoas somente uma consegue entender um texto complexo.
 Na atualidade, momento no qual a globalização lidera, não há como sobreviver sem ter o domínio de competências básicas, como essa.
O ideal é que os educadores atinjam o governo, no sentido de conscientizá-lo da importância da educação, investindo mais recursos em escolas e professores, estabelecendo uma política em longo prazo.
Se houver uma união entre educação e governo será possível oferecer um ensino de qualidade para todo cidadão brasileiro.

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