Promessa

sexta-feira, 11 de março de 2011

Que tipo de educação pode ajudá-lo a ter êxito na vida?

VOCÊ alguma vez já se viu confrontado com tantos problemas que teve a sensação de estar se afogando num redemoinho? Imagine quanto sofrimento poderia resultar se você lidasse de maneira errada com um ou mais desses problemas! Ninguém nasce com a capacidade de solucionar bem todos os problemas, tomando sempre decisões certas. É aí que entra a educação. Onde poderá obter uma educação que o prepare para enfrentar os problemas da vida?
Muitos, jovens e idosos, exaltam a importância de uma educação acadêmica. Especialistas chegam a dizer que ‘estão absolutamente convencidos de que a pessoa sem grau universitário jamais achará um bom emprego’. No entanto, há certas necessidades humanas que não podem ser preenchidas por simples realizações materiais. Por exemplo, será que o chamado ensino superior ajuda você a ser bom pai ou boa mãe, bom marido ou boa esposa, ou bom amigo? Na verdade, pessoas admiradas por suas façanhas intelectuais podem desenvolver traços de personalidade indesejáveis, fracassar na vida familiar ou até mesmo cometer suicídio.
Alguns buscam orientação ou educação na religião, mas se decepcionam por não receberem ajuda prática para resolver seus problemas. Exemplificando, uma mexicana chamada Emília* diz: “Foi há 15 anos que percebi que eu e meu marido não podíamos mais viver juntos. Discutíamos o tempo todo. Não conseguia fazê-lo parar de beber. Muitas vezes eu tinha de deixar nossos filhos pequenos sozinhos em casa para sair à procura dele. Estava esgotada emocionalmente. Várias vezes fui à igreja em busca de algo que me ajudasse a achar uma solução. Embora a Bíblia fosse usada de vez em quando, nunca ouvi um conselho específico a respeito da minha situação; nunca alguém falou comigo sobre o que fazer. Ficar algum tempo sentada na igreja e repetir certas orações não me satisfazia.” Outros talvez se decepcionem ao ver seus líderes espirituais levar uma vida nada exemplar. Assim, muitos perdem a confiança na religião como fonte de treinamento ou de educação para ter êxito na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário