Promessa

quinta-feira, 10 de março de 2011

Os 3 tipos de educação

Há 3 tipos fundamentais de educação:
  1. Educação acadêmica
  2. Educação profissional
  3. Educação financeira
Os dois primeiros tipos de educação são os mais conhecidos. Na educação acadêmica as pessoas aprendem as habilidades necessárias para realizar tarefas comuns a todos os seres humanos, como a escrita, a leitura, a interpretação de textos, raciocínio, habilidades matemáticas, entre outras.
A educação profissional é quando o indivíduo está trabalhando e precisa adquirir novas habilidades focadas no trabalho. Ela é feita através de treinamentos específicos, palestras, manuais.
Entretanto, a educação financeira é a mais esquecida no nosso meio social. É com a educação financeira que as pessoas conseguem administrar seu dinheiro, fazer com que esse dinheiro renda, seja investido para trazer benefícios ao dono do dinheiro. Infelizmente, é provável que você que esteja lendo este artigo tenha percebido que o tempo que investimos em educação financeira é inifinitamente menor do que o tempo investido nos outros dois tipos de educação.
A educação financeira é tão importante quanto os outros tipo de educação
Apesar do dinheiro ser comum a todos nós, as habilidades financeiras são deixadas de lado pelas escolas, empresas e instituições. Essa falta de educação faz com que milhões de pessoas trabalhem a vida toda e não consigam ter uma vida financeira saudável, entregando-se muitas vezes a instituições financeiras que tomam seu dinheiro através de empréstimos, cartões de crédito, cheque especial. Pensando nisso, não é difícil concluir que não é de interesse de bancos, corretoras e demais empresas financeiras que o grande público tenha acesso a informações que aumentem a inteligência financeira.
Portanto lembre-se que qualquer tipo de educação nunca é demais. Mas deve haver um equilíbrio. A educação financeira é tão importante quanto os outros tipo de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário